domingo, 20 de fevereiro de 2011

HISTÓRICO DA ESCOLA DE ARTES PLÁSTICAS “VEIGA VALLE”

               Foi fundada em 18 de maio de 1968 pelo Executivo Municipal, inspirada nos  moldes da UFG e Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Inicialmente, teve como professores: Octo Marques,Goiandira do Couto,  Odalva Guimarães,  Neusa Moraes e Maria Guilhermina da Escola de Artes da UFG, como primeira Diretora. Tendo tal
instituição o apoio de pessoas interessadas no desenvolvimento cultural da região.

                  O nome da Escola se deu em homenagem ao escultor goiano José Joaquim da Veiga Valle, notável artista  fazedor de arte sacra, nascido em Meia Ponte, atualmente Pirenópolis. São ministradas na Escola, aulas de desenho, escultura, pintura, gravura, história da arte e noções de conhecimentos gerais,  para crianças e adultos. Iniciou-se neste ano de 2011, o audiovisual para os interessados.                   
                  
                     O corpo docente conta com professores de significativa participação artística a nível nacional e internacional.  Ressaltando que em sua maioria, os atuais professores da referida Escola, foram alunos da mesma. Durante o ano, várias atividades são realizadas, inclusive a exposição por ocasião do FICA (Festival Internacional de Cinema e Vídeo
Ambiental) que já se tornou tradição na cidade.

                     A Escola também atende a professores e alunos tanto da Rede Estadual da Educação e escolas particulares. Tendo vários monitores (alunos da Escola) em apoio a tais oficinas. Neste fazer artístico, incentiva-se a criatividade, espírito crítico e livre expressão; objetivando também descobrir novos valores dentro das artes plásticas.

                    Atualmente a Direção da Escola está sob a coordenação da Artista Plástica e Documentarista Marly Mendanha. No atual quadro de professores, conta-se com artistas como: Auriovane D'Ávila, Ádria Lopes ,  Cleomar Barbosa, Francisco Veiga, JR Carvalho (Kó), Laura Vieira, Lázaro Ribeiro e Sebastião Curado.
                     Assim, a Escola de Artes Plásticas "Veiga Valle", sólido Patrimônio Cultural, muito vem contribuindo para que Goiás continue sendo reconhecida como berço da cultura e das tradições goianas.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Escola Veiga Valle, orgulho dos vilaboenses!

    ResponderExcluir
  3. Por esta Escola,passaram tantos que se tornaram artistas ou amantes das artes.

    ResponderExcluir
  4. Momentos de alegria,descontração e criação.Amamos a arte,amamos a vida, amamos as cores.

    ResponderExcluir
  5. A Escola de Belas Artes, conta com professores/artistas, profissionais que muito engrandecem o fazer artístico.

    ResponderExcluir
  6. Todos os anos por ocasião do FICA- Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental,é realizada grande exposição na Escola.Um momento de encontros,partilha,alegria e reflexão.

    ResponderExcluir
  7. Viva a arte, o amor, a fé e a esperança.Que a arte seja para nós, um instrumento do bem e de mudanças necessárias.

    ResponderExcluir
  8. Sou filha da artista plástica Odalva Guimarães,se quiserem falar com ela meu número é (61)99202-5432,estamos com um projeto cultural em andamento

    ResponderExcluir